segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Tempo. O mais cobiçado de todos os luxos*

Descartando todas as materialidades do mundo, a Rainha Elizabeth I proferiu, em 1603, como últimas palavras, “todas as minhas posses por uma fração de tempo.”

Para Francis Bacon, “escolher o seu tempo é ganhar tempo”.

Plutarco reflete que “ter tempo é o bem mais precioso para quem aspira grandes coisas.”

Benjamim Flanklin alerta: “Lembre que tempo é dinheiro.”

Michaelangelo completa: “Não há dano maior que o tempo perdido”, ao que Teofrasto reforça, pois: “Tempo é o maior valor que o homem pode gastar”.

E é o tão valioso que, segundo Honoré de Balzac, “o tempo é o único capital de quem só possui a fortuna de sua inteligência.”

Charles Darwin complementa: “Conseguimos realizar os nossos propósito economizando os minutos.”

Enfim, diria José Saramago, de forma prática, “não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.”

Esse luxo – do latim luxus (abundância, refinamento), de lux (luz), de luxuria (luxúria), ou mesmo, no pensar do sociólogo Michel Maffesoli, de luxado (fragilizado, não funcional)-, como todos os demais, é relativo. Mas seu proveito sábio por certo demonstra status, prestígio, elegância, sofisticação, inteligência, bom gosto e bom-senso, estilo e distinção.

Aproveitando a deixa para um silogismo-repente, se o tempo é o mais sofisticado de todos os luxus, que tal refletir sobre o tempo que se “dá-recebe-retribui” nas trocas que efetivamos durante o dia-a-dia? O que ser rouba dos demais, e o que se ganha para todos? O que fica, eternizando momentos, e o que se esvai, levando o tempo e dinheiro?

Nos corredores das organizações e nas esquinas da vida, há cada vez mais oportunidades para os bons gestores de tempo.

Ora pois, já diria Leonardo da Vinci, “o tempo dura o bastante para aqueles que sabe aproveitá-lo”

E fez-se luz.


* Esse texto é resumo da matéria escrita por Marina Pechlivanis (sócia e diretora da Umbigo do Mundo, Mestre em comunicação e consumo pela ESPM e integrante da GEA “Grupo de Estudo Acadêmico” da AMPRO.

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